- Área: 171 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Katsuya. Taira
-
Fabricantes: Hansgrohe, Beal International s.a./n.v., Thermal Engineering Corporation
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente solicitou uma combinação de espaços amplos e abertos, e outros pequenos e aconchegantes para relaxar, delineados por diferenças de elevação ou nichos. Como a esposa do cliente usa uma cadeira de rodas elétrica, também era essencial projetar um layout poroso que permitisse aos residentes sentirem a presença um do outro em qualquer parte da casa, de modo que ela pudesse usá-la livremente.
O conceito do projeto foi vincular espaços amplos e menores por meio de limites ambíguos, de modo que eles pudessem ser experimentados como pequenos ou grandes, dependendo de como os moradores os usavam.
Buscando concretizar esse conceito, o projeto evita as categorias convencionais, como “sala de estar” e “corredor”, e, em vez disso, constrói uma coleção de áreas cujas divisões ambíguas permitem uma interpretação pessoal dos lugares para gastar tempo ou circular.
O projeto parte da marcação da residência com um grande telhado e com paredes principais. Em seguida, usa-se recintos construídos a partir de portas, janelas, armários, telhados e paredes de vidro, madeira e gabiões para controlar a transmissão ou obstrução de luz, som, ar, movimento e linhas de visão, definindo assim os espaços de estar.
Esses recintos bloqueiam a visibilidade externa, mas garantem a visibilidade interna. São projetados para fornecer uma sensação de que a pessoa está sob o uma cobertura única, o que leva a uma sensação de tranquilidade de estar dentro de um único espaço grande e interconectado.
Ao mesmo tempo, como o telhado único é erguido acima das grandes paredes de concreto por colunas de aço expostas que revelam o céu nas lacunas entre o teto e as paredes, o interior tem uma sensação aberta e irrestrita.
A fim de suprimir as características das categorias espaciais convencionais, cada elemento da residência se tornou tão abstrato quanto foi possível. Isso enfatizou os materiais que compõem esses elementos, incluindo concreto, aço, aço inoxidável, madeira, compensado de madeira, vidro e pedra. Usamos esses materiais em estado bruto como acabamentos interiores.
Como resultado, a abstração dos espaços e a presença física dos materiais se separam, criando uma residência que é ao mesmo tempo suave e profundamente atmosférica.